O fim de ano chegou e, com ele, as expectativas de novos planos, reuniões de família e aquele clima de pessoas alegres celebrando a vida. O fim de ano é um momento simbólico de mudanças de ciclos, é o período em que as pessoas se encontram na missão de resolver os problemas inacabados, lidar com o acúmulo de tarefas no trabalho e na vida pessoal, esses acúmulos contribui com o aumento de quadros de ansiedade e depressão
Para muitos esse período é conhecido como Síndrome do fim de ano, que apesar de ser uma época de comemorações, o que parece ser felicidade para uns pode significar tristeza e desesperança para outros.
Além do impacto mental, a síndrome de fim de ano pode ser percebida através de sintomas físicos, como dores de cabeça e na coluna. São os famosos sintomas somáticos, quando o corpo responde a um mal-estar psíquico.
Ainda que o mal-estar do fim do ano seja considerado temporário, ele é capaz de assumir um caráter crônico, dependendo da forma que a pessoa lida com essas emoções. O momento de procurar ajuda, é quando percebemos sinais como aumento da sensibilidade no cotidiano, impaciência, angústia, choro fácil, dificuldade de realizar tarefas simples, entre outros.
Agende sua consulta com um de nossos especialistas em nosso site ou pelo telefone/whatsapp: (47) 3368.9438
Atendimento Particular e Convênios I Especialidades Médicas I Pronto Atendimento.
🩺 Diretor Técnico Médico Dr. Clício J. Dezorzi CRM/SC 11.211 – CRM/SC Jurídico 5.520
🩺 Psicóloga Dra. Andreia Gamez CRP 55222/06
🩺 Psicóloga Dra. Ivy Maiara Lopes da Silva CRP 1219912
🩺 Psicólogo Dr. Jeferson dos Santos CRP 19122/12
🩺 Psicóloga Dra. Renata Martins Basotti CRP 12/14339