Incontinência urinária é a perda involuntária da urina pela uretra. Distúrbio mais frequente no sexo feminino. Normalmente não indica um distúrbio ameaçador à vida; entretanto, a incontinência pode causar vergonha ou levar as pessoas a restringir suas atividades desnecessariamente, contribuindo para um declínio em sua qualidade de vida.
Tipos e sintomas de incontinência urinária
- Incontinência urinária de esforço: O sintoma inicial é a perda de urina quando a pessoa tosse, ri, faz exercício, movimenta-se;
- Incontinência urinária de urgência. Mais grave do que a de esforço, caracteriza-se pela vontade súbita de urinar que ocorre em meio às atividades diárias e a pessoa perde urina antes de chegar ao banheiro;
- Incontinência mista: Associa os dois tipos de incontinência acima citados e o sintoma mais importante é a impossibilidade de controlar a perda de urina pela uretra.
Diagnóstico
São dados importantes para o diagnóstico, o levantamento da história dos pacientes e a elaboração de um diário miccional onde eles devem registrar as características e frequência da perda urinária.
Outro recurso para firmar o diagnóstico é o exame urodinâmico, que é pouco invasivo e registra a ocorrência de contrações vesicais e a perda urinária sob esforço.
Tratamento
O tratamento da incontinência urinária por esforço é basicamente cirúrgico, mas exercícios ajudam a reforçar a musculatura do assoalho pélvico. Atualmente, a cirurgia de Sling, em que se coloca um suporte para restabelecer e reforçar os ligamentos que sustentam a uretra e promover seu fechamento durante o esforço, é a técnica mais utilizada e que produz melhores resultados.
Para a incontinência urinária de urgência, o tratamento é farmacológico e fisioterápico. O farmacológico pressupõe o uso ininterrupto de várias drogas que contêm substâncias anticolinérgicas para evitar a contração vesical. Esses remédios provocam efeitos colaterais, como boca seca, obstipação e rubor facial.
Recomendações
Procure um médico para diagnóstico e identificação da causa e do tipo de perda urinária que você apresenta;
Evite a obesidade e o sedentarismo, controle o ganho de peso durante a gestação, pratique exercícios fisioterápicos para fortalecer o assoalho pélvico, essas medidas podem ser úteis na prevenção da incontinência urinária.
Visite um médico regularmente. Agende sua consulta com um de nossos especialistas em nosso site ou pelo telefone/whatsapp: (47) 3368.9438
Atendimento Particular e Convênios I Especialidades Médicas I Pronto Atendimento.
🩺 Diretor Técnico Médico Dr. Clício J. Dezorzi CRM/SC 11.211 – CRM/SC Jurídico 5.520
🩺 Urologista Dr. Clodoaldo da Silva CRM 7678 / RQE 16530
🩺 Urologista Dra. Leticia Mendes Leaes CRM 25704 / RQE 16084
🩺 Dr. Fabricio Golono Kaminagakura CRM 21962