O câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos.
Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.
O câncer colorretal está ligado a dietas pobres em fibras, obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de carnes processadas e cigarro, contudo é possível proteger o corpo contra o câncer colorretal por meio da alimentação e de hábitos saudáveis, como:
Prática de Atividade física
A prática de exercícios físicos protege o organismo contra o câncer colorretal, pois diminui a resistência à insulina – que estimula todas as células a crescerem, inclusive as cancerígenas – e libera endorfina, hormônio que fortalece o sistema imunológico. A população que adota atividades físicas no dia a dia tem 25% menos risco de ter câncer colorretal.
Aderir a uma dieta rica em frutas e vegetais
Quanto mais frutas e vegetais estiverem presentes no prato, menos espaço haverá para gorduras e carnes processadas, que aumentam o risco do câncer colorretal.
Ingerir mais fibras
As fibras dos cereais e de vegetais, como brócolis, couve e espinafre, aceleram o trânsito intestinal e agridem menos as células da mucosa do intestino, diminuindo o risco de desenvolvimento do câncer colorretal.
Absorção de vitamina D
Os níveis adequados de absorção de vitamina D pelo organismo podem vir da combinação entre alimentação balanceada e exposição ao sol ou da suplementação, já que boa parte da população não tem acesso aos banhos de sol diários necessários.
Consumo de peixe
Comer peixe regularmente também contribui para diminuir o risco de ter câncer colorretal. Assim como no caso das frutas e vegetais, não se sabe a quantidade exata, mas associa-se a entrada do peixe à saída da carne processada do prato, uma substituição que só traz benefícios para a saúde de todos.
O método mais eficaz para a prevenção e o diagnóstico do câncer colorretal é a colonoscopia. Trata-se de um exame simples, feito com o paciente sedado, por meio de um tubo flexível que é introduzido pelo ânus. Esse tubo é muito pequeno (1,2 cm) e tem uma microcâmera e duas fontes de luz para a visualização do intestino.
Visite um médico regularmente. Agende sua consulta com um de nossos especialistas em nosso site ou pelo telefone/whatsapp: (47) 3368.9438
Atendimento Particular e Convênios I Especialidades Médicas I Pronto Atendimento.
🩺 Diretor Técnico Médico Dr. Clício J. Dezorzi CRM/SC 11.211 – CRM/SC Jurídico 5.520