A doença de Crohn é uma doença crônica inflamatória intestinal (DII) que afeta o trato gastrointestinal. Ela pode ocorrer em qualquer parte do sistema digestivo, desde a boca até o ânus, mas é mais comum na região do intestino delgado e grosso.
A doença de Crohn é caracterizada por episódios recorrentes de inflamação, que resultam em sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, fadiga, sangramento retal e, em alguns casos, complicações graves.
Destacamos alguns mitos e verdades:
A doença de Crohn é uma doença contagiosa.
Mito: A doença de Crohn não é contagiosa. Não é possível contrair a doença por meio do contato físico com uma pessoa que a possui.
A doença de Crohn afeta apenas o intestino.
Mito: Embora o intestino seja frequentemente afetado, a doença de Crohn pode ocorrer em qualquer parte do trato gastrointestinal, incluindo a boca, o esôfago e o ânus. Além disso, a doença pode causar sintomas fora do sistema digestivo, como problemas de pele, dores nas articulações e inflamação nos olhos.
O diagnóstico da doença de Crohn é rápido :
Mito: O diagnóstico da doença de Crohn é um processo complexo, que pode levar cerca de três a quatro anos para ser concluído. Isso acontece porque a fase inicial da enfermidade é marcada por sintomas que são comumente considerados uma alteração aleatória no funcionamento do intestino.
A doença de Crohn é causada por estresse emocional.
Mito: O estresse emocional não é uma causa direta da doença de Crohn. No entanto, o estresse pode desencadear ou agravar os sintomas em pessoas que já têm a condição.
A doença de Crohn tem cura.
Mito: Atualmente, não há cura conhecida para a doença de Crohn. No entanto, existem opções de tratamento disponíveis para controlar os sintomas e induzir a remissão da doença. O objetivo do tratamento é reduzir a inflamação, aliviar os sintomas e prevenir complicações.
Tratamento pode proporcionar uma vida normal ao paciente
Verdade: Como abordamos acima, a doença de Crohn não tem cura, mas pode e deve ser tratada, com o objetivo de melhorar o bem-estar e a qualidade de vida do paciente.
Seguindo corretamente o tratamento indicado, na fase de remissão da doença, o paciente pode ter uma vida normal, sem sequelas inflamatórias. Para isso, é imprescindível não falhar com a medicação e manter um estilo de vida saudável.
É importante lembrar que cada pessoa é única e a doença de Crohn pode se manifestar de maneiras diferentes em cada indivíduo. É fundamental consultar um médico para obter um diagnóstico correto e um plano de tratamento adequado.
Visite um médico regularmente. Agende sua consulta com um de nossos especialistas em nosso site ou pelo telefone/whatsapp: (47) 3368.9438
Atendimento Particular e Convênios I Especialidades Médicas I Pronto Atendimento.
🩺 Diretor Técnico Médico Dr. Clício J. Dezorzi CRM/SC 11.211 – CRM/SC Jurídico 5.520
🩺 Gastroenterologia Dr. Cacio Ricardo Wietzycoski CRM/SC 16.642 RQE 14.844
🩺 Gastroenterologia Dr. Flávio Rogerio Hoerlle CRM/SC 10.142 RQE 5.883
🩺 Gastroenterologia Dra. Mariellen Wippel CRM/SC 23.709 RQE 20.064