Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. A insulina, é um hormônio produzido pelo pâncreas, que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.
Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto – a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.
Há, ainda, a diabetes gestacional, que ocorre quando a insulina se torna menos efetiva durante a gravidez, decorrentes de problemas genéticos, doenças, uso de medicamentos, entre outras causas.
Diabetes é considerada uma doença silenciosa, porque muitas pessoas desconhecem ter a enfermidade. Segundo o Ministério da Saúde, diversos estudos apontaram uma relação direta entre níveis de glicose alterados e doenças cardiovasculares como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Tipos de diabetes
Diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias.
O quadro clínico mais característico do diabetes tipo 1 envolve sintomas como sede, diurese e fome excessivas, emagrecimento importante, cansaço e fraqueza. E pode evoluir para desidratação, sonolência, vômitos, dificuldades respiratórias e até coma.
Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens.
Sintomas como sede, aumento da diurese, dores nas pernas, alterações visuais e outros – podem demorar a se apresentar, mas, da mesma forma, se a doença não for reconhecida e tratada a tempo, também pode evoluir para um quadro grave de desidratação e coma.
Agende sua consulta com um de nossos especialistas em nosso site ou pelo telefone/whatsapp: (47) 3368.9438
Atendimento Particular e Convênios I Especialidades Médicas I Pronto Atendimento.
🩺 Diretor Técnico Médico Dr. Clício J. Dezorzi CRM/SC 11.211 – CRM/SC Jurídico 5.520.
Dra. Ingrid Ribeiro Henning – CRM 33.600 / Dra. Thais Aimee Glaeser Legramante – CRM 25.687